Um dos agentes de limpeza mais usado na indústria cosmética e de cuidados pessoais devido ao seu baixo custo, alta detergência e excelente formação de espuma, atributos muito desejados pelos brasileiros. Está presente em shampoos, sabonetes líquidos, pasta de dentes, limpadores faciais etc.
Apesar da versatilidade de aplicações, é um dos agentes limpantes mais irritantes para a pele, tanto que, um de seus principais usos, especialmente em estudos médicos, é como substância padrão comparativa (referência) para a medida de outros ingredientes irritantes.
Outra questão é que, seu alto poder detergente não é uma característica interessante no devido cuidado com a pele, pois além de remover a sujeira e impurezas depositadas sobre a nossa pele ao longo dia, retira também, completamente, a nossa barreira de proteção natural cutânea, reduzindo consideravelmente os níveis de hidratação e deixando a pele vulnerável à entrada de microorganismos e com um aspecto desvitalizado, craquelado e envelhecido.
Avaliação: Ruim
Classe: Surfactante/Detergente
Riscos: Possível surgimento de alergias e irritações.